24 de setembro de 2015

Benefícios para além da “luta” para as crianças que fazem artes marciais



Muitas pessoas associam as artes marciais ou desportos de combate simplesmente a luta. Porém são muito mais que isso. A frase aprender a lutar para não ter que lutar faz todo o sentido nos verdadeiros artistas marciais. É que as lutas são feitas nas academias, nos ringues e nos tatamis. O verdadeiro lutador não entra (facilmente) em confrontos de rua ou fora dos espaços específicos.
Os desportos de combate dão-nos a perfeita noção das nossas incapacidades quando confrontados com alguém com mais conhecimentos. A luta que é feita diariamente nos dojos e ginásios ensina-nos a respeitar uns aos outros, com a noção que haverá sempre alguém “mais forte” que nós. Ensina-nos também a respeitar o mais fraco e a impor respeito aos mais fortes. Mas o mais importante é que nos ensina a ver que o nosso maior adversário somos nós próprios. E ao conhecermo-nos melhor, ganhando noção dos nossos pontos fortes e fracos, aprendemos a respeitar os outros. Aprende-se o caminho da não-violência.
“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar”
Sun Tzu
Eis alguns dos benefícios da prática correta de artes marciais e desportos de combate:
rei
Ensinam honra e respeito.

Ao entrar pela primeira vez num local de ensino perceberá facilmente o respeito que existe entre os alunos e o mestre. E sobretudo o respeito que há para com os mais graduados (pessoas que praticam há mais tempo). A possibilidade de aprender com alguém com mais experiência é sempre uma honra. Estes valores são transversais à vida do dia-a-dia, muito embora estejam cada vez mais esquecidos pela sociedade. Nas artes marciais são partes fundamentais para um desenvolvimento sustentado;
Benefícios físicos
Apesar de variar um pouco de arte marcial para arte marcial, pode-se dizer que de maneira geral todas contribuem, quando bem ensinadas, para estabelecer uma harmonia e equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito. Os socos, os pontapés e as técnicas de grappling (agarro), vão proporcionar enormes benefícios de saúde como: tonificação muscular, melhoria do sistema cardiorrespiratório, aumento dos níveis de concentração, coordenação, flexibilidade, entre outros.
karate_cartoon_1_by_animefan172-d38ylbl
Oferecem igualdade de género

Mulheres e homens, meninas e meninos são iguais nas artes marciais. Não há “os mais fracos”.
Dojo e ginásios de portas abertas
Os locais de ensino podem ser frequentados por qualquer pessoa de qualquer idade. Existem classes específicas para todos os escalões etários e níveis de aprendizagem. Nunca se é demasiado velho para se aprender nas artes marciais, nem demasiado novo para se começar.
dojo
Influência positiva

Neste tipo de atividades todos dão o exemplo, começando pelos mestres. Estar rodeado de influências positivas torna a nossa vida melhor. Nas artes marciais interage-se com pessoas de várias faixas etárias, que compartilham histórias e experiências de vida que nos enriquecem enquanto pessoas.
                                                                           In "nunodiaskarateka.wordpress.com"

Sem comentários:

Enviar um comentário