28 de junho de 2016

Origem do Karate Shukokai


É bom conhecermos as nossas origens. De onde vimos, e sabermos exactamente para onde vamos.

"Shuri-te (首里手)  é um estilo dos três estilos primordiais de Karate, nascido ainda na época em que a arte marcial começava a ser conhecida por tode. Sua denominação se deve à sua origem, dado ter surgido na capital do vetusto reino de Ryukyu, a cidade de Shuri.
A formação do estilo Shuri-te teve por fundamento o conjunto de golpes directos e defesas em ângulo. Os golpes ofensivos visam sempre um ponto vital, o que mostra o preponderâncias de atemi waza, que visa resolver um eventual embate num golpe singular (ikken hissatsu).
No arquipélago de Okinawa, as origens dos sistemas de luta apontam para mais de mil anos. Como se deu nos domínios feudais da Ásia, havia um classe de guerreiros, os quais estudavam métodos de ataque e defesa para os confrontos ocorridos entre os vários clãs e famílias. Todavia, mesmo entre os plebeus existiam aqueles que tinham conhecimentos marciais, até em razão das necessidades quotidianas.
O Rei Sho Hashi promulgou um édito proibitivo do uso de armas por parte da população civil, que acelerou o processo de desenvolvimento, culminando no Karate que se dividiu em três vertentes radicadas nas cidades de Shuri, Tomari e Naha. Em Shuri, então capital do país, onde vivia a família real e se alojavam os guerreiros, nasceu a linha chamada de shuri-te.
O sistema sofreu influências directas desde o estilo de chuan fa do Templo Shaolin. Mas, em decorrência de a cidade ser a capital do reino, os condutores de sua formação pertenciam mormente à aristocracia militar, baseados no lendário Castelo de Shuri, sendo moldado, pois, às suas necessidades, assim como sucedeu com os samurais do Japão, quando desenvolveram o jiu-jitsu.
Após a invasão de Okinawa pelos samurais do clã de Satsuma, foi imposta à população nova proibição de utilização de armas. Tal proibição tornou-se mais sensível na classe guerreira, os peichin (Peichin em japonês: 親雲上, é o termo que designa uma classe de nobres oficiais do vetusto reino de Ryukyu. O prestígio social equivalia à classe dos samurais. Essa similitude aprofundou-se mais e mais, principalmente após a formal anexação do arquipélago ao império japonês."

                                                                    In Wikipedia,  https://pt.wikipedia.org/wiki/Shuri-te


Sem comentários:

Enviar um comentário