O Shukokai

História do Karaté Shukokai

Em 520 A.D., um monge budista chamado Bodhidharma (também conhecido como "Ta Mo" em chinês ou "Daruma Taishi" em japonês), viajou da Índia para a China para ensinar Budismo no Templo Shaolin (Shorinji).

Os ensinamentos de Bodhidharma são reconhecidos pelos historiadores como a base de um estilo de arte marcial chamado Shaolin Kung Fu.

Cinco monges tornaram-se conhecidos como "Os Cinco Ancestrais". Eles vagaram por toda China, cada um ensinando sua própria forma de Kung Fu. Considera-se que este fato deu origem aos cinco estilos básicos de Kung Fu: Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Grou.

Como cidadãos chineses emigraram para as ilhas de Okinawa, novos sistemas se desenvolveram. O nome genérico dado às formas de luta de Okinawa foi "Te", que significa "mão".

Na Okinawa do século XVIII, desenvolveram-se três centros importantes de estudo do Karate. Um deles ficava situado na antiga capital de Shuri, onde viviam os nobres e a família real. Um outro formou-se em Naha, o principal porto da ilha. O terceiro em Tomari. Conseqüentemente os três estilos básicos tornaram-se conhecidos como Shuri-te, Naha-te e Tomari-te.

Em 1820 Sokon Matsumura fundiu os três estilos e deu o nome de shorin os próprios estudantes de Matsumura criaram novos estilos adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original. Gichin Funakoshi, um estudante de um dos discípulos de Matsumura, chamado Anko Itosu, foi a pessoa que introduziu e popularizou o Karate nas ilhas principais do japonês.

Shuri-te 


Naha-te


Tomari-te


O Karate realmente nasceu de três estilos diferentes que havia na ilha de Okinawa. Além disso, cabe destacar que os três estilos desenvolveram-se partindo de um só, o estilo nativo conhecido como "Te" que significa "mão".

O caractere "Kara" significava "China", e o caractere "Te" significava "Mão". Para popularizar mais a arte no Japão, ele mudou por outro caractere "Kara", que significa "Vazio".

O nome Kara (China) manteve-se, até por volta de 1936, até que, com o evento do "conflito sino-nipônico" (Guerra entre a China e o Japão) - "Karate" (mãos vazias) e o grande mestre da época, Gichin Funakoshi, considerado o Pai do Karate moderno, criador do estilo Shotokan, adotou esta palavra, permanecendo então até nossos dias como Karate.

No ano de 1933, o Dai Nippon Butokukai, órgão japonês encarregado das artes marciais, reconheceu oficialmente o Karate-Do como arte marcial.

Do Shuri-Te (mão do sul ou estilo do sul), sistema de luta que valorizava a velocidade deu origem aos estilos Shorin-Ryu, Shotokan, Shito-Ryu e Wado-Ryu.

Sensei Mabuni evoluiu o estilo Shito-ryu, um dos seus alunos, sensei Chojiro Tani, criou um estilo de prática ajustável á capacidade de cada um, criando o Shukokai (uma via para todos). Um dos seus discípulos sensei kimura (ver sensei kimura) desenvolveu um estilo próprio Kimura’s Shukokai.

Slide - Karaté Shukokai